quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Não pague mico!


A Déborah, minha mais nova amiga do mundo virtual (e ela é a mais nova mesmo, gente, 19 aninhos!!!), tem um blog e ontem ela postou uma matéria que achei super interessante, sobre bons modos em casamentos. Como tudo que é bom e útil a gente copia, segue abaixo a matéria com minhas observações, assim como minha amiguinha fez no blog dela.

Casamento sem gafe: saiba como se comportar adequadamente
Por Juliana Farano, especial para o Yahoo! Brasil

O comportamento, tanto dos noivos quanto dos convidados, é peça fundamental para o sucesso de uma festa de casamento. Da mesma forma que uma banda desafinada ou um jantar ruim, um amigo que bebeu demais ou uma noiva que atrasou quase uma hora para entrar na igreja podem tirar o charme da ocasião.

Educação é bom e todo mundo gosta. E isso serve para qualquer situação, inclusive para os enlaces. Antes de pensar naquele conjunto de regrinhas específicas para a ocasião - a chamada etiqueta - vale lembrar as boas maneiras exigidas no convívio humano diário.

Se você recebe um convite para a festa e não pode ir, por exemplo, por que não ligar para os noivos, agradecer e justificar a ausência? Afinal, o casal teve um trabalho enorme para fazer a lista dos convidados e, provavelmente, pensou em cada nome de maneira especial. Foi na festa e não gostou da comida? Guarde o comentário pra você. O que importa mesmo é a felicidade dos noivos. Gestos pequenos como estes, que deveriam ser rotineiros, acabam fazendo toda a diferença. No entanto, para um casamento, não basta só ser simpático e educado. Há algumas normas que devem ser respeitadas. Uma das primeiras é confirmar a presença no evento. Os noivos contam com isso para estipular o número exato dos convidados e não desperdiçar nada com buffet e outros serviços.
Acho que essa gafe é uma que ocorre muito, principalmente com quem nunca organizou ou esteve perto de quem organizou uma festa ou um casamento. Muitas noivas relatam que gente confirma presença por comodidade, "para ter o lugar garantido" e no dia não vai... Se soubessem como é caro... e a consideração que temos com quem é convidado, sendo que sempre precisamos deixar de convidar tanta gente querida... Minha dica para os noivos é fazer a confirmação até em cima da hora, para evitar o máximo de desconformidade entre quem confirmou/quem vai realmente. Eu vou fazer isso, tanto por email quanto por telefone. Sobre comentários ruins sobre serviço, acho que só justifica em caso de avisar a uma noiva, para evitar a contratação daquele serviço, mesmo assim, cita o nome do fornecedor, e não dos noivos, né? Muito mais elegante. Sobre a educação de ligar, justificar a ausência, ser delicado... não cabe comentários, né? Isso não serve para casamentos, mas para o bom convívio.

Depois, ainda na fase do planejamento, vale pensar com calma e carinho na roupa que irá vestir. Jamais vá de branco, a não ser que os noivos peçam que as pessoas vistam algo dessa cor. "Branco é a cor da noiva", diz a assessora de comunicação e consultora em cerimonial Zenita Almeida. Ela ainda orienta para a escolha dos sapatos. "Só use salto se você souber andar com um".

Para os noivos, também existem algumas regrinhas como sempre mandar um convite de acompanhante aos convidados solteiros, não pedir dinheiro como presente e usar trajes adequados conforme o horário da festa.
Isso faz parte da etiqueta, mas confesso que não vou adotar... há muitos convidados meus que eu tenho certeza de que estão solteiros. Vou dar um convivtinho a mais só para levar peguete? Ah não! Sei que caberia a eles serem educados e não utilizarem o convite, mas não quero contar com isso, até porque minha lista está bombando. hehehe. Não passaremos a gravata porque o Rafael não quer (eu acho super válido e divertido, acho que já ficou cultural, mas respeitarei a decisão dele), mas teremos cotas de lua-de-mel. Para as cotas, usarei uma opção diferente, promovida pelo site ICasei, a cota em presentes. Como iremos para Buenos Aires, as pessoas poderão dar "um show de tango", "ingressos no estádio La Bombonera" e coisas parecidas. Achei melhor, psicologicamente falando. Ainda assim, colocaremos listas de presente porque sabemos que alguns convidados não concordam com essa opção. Meu pai, por exemplo, acha o fim da picada. Mas os tempos estão mudando e o meu pai é a pessoa mais tradicional do mundo. Ele tem celular desde agosto desse ano só. Então, alguém da família tem de começar a inovar. hehehe

A todos, vale aquele velho conselho de mãe: não exagere na bebida! Nada pior do que pessoas alcoolizadas e inconvenientes que deixam todo mundo constrangido.
Aqui eu não tenho nem o que falar! Não bebo (tá, bebo drinks e algumas bebidas doces, mas pouco) e odeio bêbados chatos! Um saco. Claaaaro que vou colocar muita bebida, open bar à vontade para a pista de dança ficar a mais engraçada possível! Mas espero que ninguém exagere de passar mal, essas coisas. Os últimos casamentos que fui foram todos bem sucedidos nesse quesito. Muita diversão, pouca baixaria.

Para a festa sair perfeita e sem gafes, tanto da parte dos noivos quanto dos convidados, o Yahoo! preparou uma cartilha com as orientações básicas de como se comportar e se vestir em um casamento. Confira, faça a coisa certa e, depois, divirta-se muito. No fundo, é isso que os noivos desejam. (Foi o que acabei de falar...)

Para os noivos

- Noivo de branco é brega. De acordo com a consultora, mesmo a moda tomando caminhos democráticos, a escolha mais acertada é ainda a tradicional. "Noivo de branco é um horror, assim como noiva de vermelho, preto e outras cores", opina Zenita.
Também acho horríveeeeel. Recentemente, Alexandre Pato esteve aí para comprovar. Ainda se tivesse pele negra, mulata, tudo bem, seria menos mal, apesar de eu continuar odiando terno branco. Mas branquelo daquele jeito? Aff, odeio terno branco.

- O traje da noiva deve acompanhar o horário e local da cerimônia. Não dá pra usar brilho durante o dia ou um chapéu à noite. Casamento numa chácara pede um tipo de vestido, uma cerimônia pela manhã em um local fechado outro, e assim por diante.
Acho que aqui tá cheio de exceções... noiva é noiva e tem de fazer o que é sonho. Nada mais a acrescentar. Só digo que meu casamento vai ser à tarde. Mas até que eu vou seguir a regrinha... aguardem e confiem no taco da noiva aqui. ;)

- Antigamente, o atraso da noiva era considerado charme. Hoje em dia, é inaceitável. Chegue no horário e aproveite melhor o tempo da cerimônia e do buffet.
Claro, claro! Principalmente porque noivos e convidados querem festa! Atrasos são sinônimos de diminuir a festa, diminuir a paciência! Infelizmente, nem sempre o atraso depende da noiva, mas de pais de noivos/noivas, madrinhas e padrinhos, maquiadores, padres... eu vos digo que a noiva aqui não i´ra se atrasar. E espero que quem participe do meu dia também não. Quero festa, quero festa!!!"I gotta feeling that tonight's gonna be a good night". ;)

- Casamento não é evento comercial, portanto nunca exija dinheiro como presente e, em hipótese alguma, estipule valores.
Já falei disso acima... só acho que aqui também cabe o bom senso dos convidados. Ninguém faz festa querendo recuperar o dinheiro, até porque é MUITA grana. Mas se os noivos tiveram consideração de chamar eu, minha família e um acompanhante e eu fui à festa, o que significou um grande dinheiro desembolsado pelos noivos e eu naquele mês quero ir a um show caro, comprar uma bolsa maravilhosa e ir todo dia ao cabeleireiro, corto alguma coisa, né? Não estou falando de quem não pode. Mas os relatos que tenho visto de noivas é, POR EXEMPLO, pessoa da faxina dando quase o salário inteiro de presente e chefe dando presente de 50 reais. Bom senso é tudo na vida, minha gente... o problema é que todo mundo acha que bom senso é o seu...

- Para os amigos solteiros, sempre mande mais de um convite ou senha de entrada. Afinal, ninguém gosta de ir à festa sem companhia.
Minha opinião é a mesma... a menos que esse solteiro conheça todo o grupo que vai à festa... uma turma de faculdade, por exemplo. Acho que não há problema, nesse caso, em convidar só o solteiro.

- Faltar comida ou bebida na festa não é legal e, geralmente, quando isso acontece, vira motivo de comentários maldosos dos convidados. "Tenha muito cuidado com o serviço contratado e calcule baseado no número de convidados", aconselha a consultora.
Concordo plenamente!!! Preocupe-se com o buffet, a bebida e o dj para sua festa ser sucesso garantido!

- Os penetras sempre existiram e, possivelmente, vão existir no seu casamento. Mesmo sabendo isso, é deselegante barrar convidados que esqueceram suas senhas de entrada. O ideal é ter uma recepcionista com uma lista de nomes logo na entrada para evitar confusão.
Sim, concordo e no meu também vai ter isso. Mas se esqueceu o convitinho e não está na lista de nomes na entrada... aí, sim, sou a favor de barrar sem dó nem piedade. Sei que há muita controvérsia, muita gente contra... mas ninguém pensa no que os noivos pagam, com tanto sacrifício??? Fico pensando... que tipo de gente deixa de ir para uma boate à noite e escolhe ir a um casamento desconhecido, pela boa livre? Gente que não merece entrar na sua festa, certo? Então pronto.

- Tente dar atenção a todos. Não dá pra ficar conversando a festa inteira com a melhor amiga enquanto os primos distantes não receberam nem um "olá". Todos estão reunidos pelo mesmo motivo e devem receber tratamento igual.
Poxa, acho que nem é preciso falar isso, né? E nunca vi isso acontecer em um casório que fui. Normalmente os noivos dão atenção a todos. O que acho legal também é os noivos ficarem juntos o máximo de tempo possível. A festa é dos dois.

Para os convidados

- "Nunca, nunca mesmo vá vestido de branco em um casamento", orienta Zenita. O motivo é óbvio: branco é a cor da noiva!
Nem branco, nem champagne, nem azul clarinho, nem salmão, nem rosa claro... isso tudo fica branco na foto! A sogra da minha cunhada foi de salmão claro e tá entrando "de branco" com o filho na foto. Nããão, isso é o fim!

- O exagero é sempre errado! Decote grande demais, vestidos muito curtos, paletós em cores berrantes não ficam bem em qualquer um.
Em qualquer ocasião, não só em casamento... De novo, bom senso!

- Nem pense em tirar o jeans do armário. Mesmo que a festa seja durante o dia, jeans e casamento não combinam.
É por isso que no meu site de casamento está lá bem bonitinho escrito que as mulheres devem ir de vestidos ou saias e os homens de terno ou blazer. Meu casamento é de tarde, pra usarem calça jenas, pouco custa, né? Aqui vale a máxima: "faça o que você gostaria que fizessem (e faria) no seu." Você não se arruma pro seu baile de formatura, pro casamento do seu parente. Então, vá elegante, faça bonito, e marque presença, colega!

- Só use salto alto se você souber andar com elegância. "Nada pior que numa festa de casamento desfilar de salto mancando ou pisando em desalinho", diz a consultora.
Xiiiiiii, eu sou a noiva, uso salto direto, sou a cara da miniatura e não sei se sei andar de salto. Vocês me avisem, por favor? Eu dou uma voltinha pra vocês avaliarem. hehehehe. É isso aí, né. Salto só se for na 'krasse', como diria alguém do Zorra Total, que só assisto no comercial. hehehe

- Vá à cerimônia religiosa. Afinal,o casamento não é só festa!
Nada mais a comentar. Falou e disse. Ir só à festa é ridículo, deselegante demaaaais. Até porque, a noiva quer plateia para vê-la entrar e esse é um dos momento mais importantes, o ponto alto do casamento. A festa é diversão. O casamento é ali na cerimônia.

- Não exagere na bebida! Nada mais chato do que um convidado inconveniente ou então querendo arrumar briga na festa.
Já dito e "redito".

- Não interfira no cerimonial. Quando todos abrirem uma roda para os noivos dançarem juntos, por exemplo, não banque o engraçadinho entrando no meio junto com o casal.
É, mas fala isso pra um bêbado... acho que tudo tem de acontecer com naturalidade e, mais uma vez, como já falado em todo o post, bom senso! Quem tem de aparecer são os noivos.

- Os docinhos são feitos para serem degustados durante a festa. Na bolsa, só maquiagem, chaves do carro e documentos. Nada de esconder guloseimas para levar pra casa.
A menos que tenha uma caixinha dada pelos noivos (já fui a casamento assim), não coloque na bolsa. Aliás, bolsa de casamento já é pequena, então, não cabe nem os doces nem a deselegância. Se for (e tiver) para levar, leve na mão. O que couber na mão, coube. Acho mais educado. :)

Fofucha escreveu demaaaaais hoje. Não tem espaço pra mais piadinhas. ;)

6 comentários:

Liliane disse...

Eu ontem li o blog da Debora, e hj li o seu e gostei dos seus comentários...rs.
A única coisa que eu acho que tá valendo é levar docinhos..
Bjs, Lili

Silvia disse...

Ir sozinho para festa é muito chato, especialmente quando você não conhece quase ninguém. No meu casamento eu avisei para todas as minhas amigas que receberam convites só com o nome delas (eu não usei o convitinho) que namorados eram bem vindos. e olha, eu não tive problema nenhum com isso, de convidado extra ou penetra. Uma amiga foi com outra amiga dado que ela não conhecia ninguém e o namorado dela - que foi convidado - estava viajando e eu não vi problema nenhum.

Alguns amigos meus que são/estavam solteiros foram sozinhos pq conheciam um grupão de pessoas, mas eu fiz questão de colocar o nome das namoradas e namorados nos convites de todo mundo que eu sabia que estava namorando, acho delicado com a pessoa. Um amigo nosso casou e eu não conhecia a esposa, mas mesmo assim, coloquei o nome dos dois no convite. E de um outro amigo, coloquei o nome dele, o da esposa e o do bebê dado que ela estava grávida, e eles ficaram todos felizes. =)

Quanto a bebida, o que saiu de gente bebada do meu casamento, perdi até a conta! No final eu falava para o Erick "Amor, eu não tô bebada o suficiente para isso" pq eram algumas pessoas bem altinhas nos abrançando e falando, falando, quando a gente se "livrava" de um, vinha outro e começava tudo de novo! =P

Um bom exemplo de uma noiva linda de manhã foi a Wal. Ela tava super noiva, realizando todos os sonhos e super chique, nenhuma gafe! ;)

Tô louca para ver você de noiva!

Beijocas!

Silvia disse...

Ah se eu tivesse lido esse comentário da Lili antes do casamento dela!!!!!!!!! =P

Ju disse...

Assino embaixo! tb concordo com a lili em relação a levar docinhos, comentei isso no blog da Deborah!

Simone & Carlos disse...

Se todos convidados lessem isso... seria "óooootemo". Gostei da dica de num comentario do blog da Débora que dizia que ia enviar o post a todos os convidados sem querer hauhauhauhauhauhau vc viu?
Bjux
eueeleelaeeu.blogspot.com
to seguindo tah

Sheila Mendes disse...

Musa, já habilitei a janelinha. Agora você já pode passar lá no blog e deixar seu recadinho!!
Bjos.

Ah, esqueci de comentar sobre o texto. Tudo muito oportuno.
Bjos.